O comportamento do ser humano, e porque este é essencialmente um ser social, é altamente influenciado pelo estado da economia. Com esta afirmação estamos todos de acordo. Porém, a grande questão prende-se com a variável moderadora Optimismo, que na minha opinião, influencia directamente o comportamento observável que responde à flutuação da economia.
O português, de facto, é um ser extremamente imprevisivel no que toca a isso, porque a sua total ausencia de optimismo, leva a que, consoante o grau de desespero em que esteja, tenha dois tipos de comportamentos distintos:
Primeiro - Quando está apertado mas ainda não está à rasca, é altamente pessismista, e desdenha todos aqueles que conseguem safar-se no meio da selva capitalista.
Segundo - Quando está mesmo numa situação extremada, a qual podemos classificar de "corda ao pescoço", apresenta uma capacida extraordinária de desenrasque e uma criatividade sem precedentes, independentemente de quem possa ter que ludibriar para sair do buraco!
Por isso Economia e Comportamento, não é só o titulo de um manual universitário, nem é só um cliché. É também uma possibilidade de ver o ser humano a comportar-se mais ou menos como as formigas quando lhes pisamos a casa.
há dias assim
Há 10 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário