sexta-feira, 1 de agosto de 2008

ANTIGAMENTE

Escrevo esta pequena mensagem no seguimento da leitura da rábula escrita, e a meu ver, brilhantemente escrita, pelo Nuno Markl acerca da infância do "antigamente. Só posso concordar, subscrever e tudo mais, eu que nem gosto muito do senhor. Este é um assunto que tem vindo a ser discutido calorosamente ao longo de algum tempo pelo meu circulo de amigos.

Nós, os que crescemos no "campo", pois a minha pequena vila situava-se a uns longinquos 35kms da grande metrópole lisboeta, o que era como dizer que ficava quase no fim do mundo!

E lá no "campo" valia tudo, desde fazer casas nas árvores, a roubar fruta ao Ti Manel, a ser "praxado" pelos mais velhos, a saltar vedações proibidas, às rixas momentaneas por qualquer-assunto-de-extrema-importancia-que-ficava-esquecido-passados-dez-minutos. Quando passávamos a barreira dos 14 anos eramos promovidos a adolescentes irresponsáveis.

Ai todo um mundo novo se abria, pois ja podiamos ir de "bicla" até ao café "Mar e Céu", que ficava la ao lado da Sociedade Filarmónica, sempre com a desculpa que iamos "à sociedade". O dito café era pois tão só o poiso da malta da pesada la da aldeia!!!

Nós os piquenos la do bloco, divertiamo-nos a ir beber um caneco de cerveja, e desatar a correr rua abaixo, para fazer o alcool circular mais depressa no sangue, porque não tinhamos mais guita para ir comprar outra, claro está.

Como o Markl aponta e muito bem, éramos a geração "à rasca"... de tudo!

A luta era constante, o telemovel aparecia só nas revistas cientifcas como um avanço de tecnologia, e para marcar encontros com miudas era um sarilho. Valia tudo, mas o meio mais preterido pelas massas era mesmo o PRNPR - pequeno recado num papel rasgado :) e ligar para casa da dita jovem, so mesmo durante o dia, a horas que ninguém desconfia, e com uma sincronização invejável!!!

O meio de transporte era ... a bicla. As BTT ainda agora estavam a aparecer, e ter uma era um luxo ... eu tive uma de "aluminio" ... ahahah ... bom mas era gira, não interessa... avante! A bicla era simultaneamente um luxo, uma companheira, um meio de transporte, um veiculo de lazer e um objecto pessoal! Muita queda demos nós... e se chegássemos a casa todos raspados ainda levávamos duas galhetas, porque não tinhamos nada que cair sem autorização parental ... bom a psicologia explica esse fenómeno, não há crise!

Não alongando mais esta retrospectiva ... fui feliz, fomos felizes, eramos felizes! Eramos pobres, não tinhamos muito, mas daquilo que tinhamos, tirávamos o maximo proveito, e divertimo-nos à grande! como dizem os "amaricanos": "we had a good run, didn't we!?!"

Sem comentários: