segunda-feira, 21 de julho de 2008

NAÇÃO ESCONDIDA

Somo um país timido, escondido por detrás das saias de antigos feitos, e sempre que confrontados com a dura realidade, logo nos encolhemos para com os nossos botões. Diz a literatura que a nivel de Empreendedorismo, de propensão para a inovação somos o povo com um dos maiores indices de evitamento do mesmo. Isto diz-nos algo!

E por sermos timidos, também somos invejosos, pois noto que quando há um esforço de uma entidade individual, seja sujeito ou grupo, de tentar "remar" contra a maré, facilmente é desdenhado e invejado por quem não consegue ter o mesmo espirito de iniciativa. Se a inovação é fortemente influenciada pela cultura do meio social em que actuamos, então e perdoem-me a expressão ... estamos bem fodidos!!!

Como mudar? É facil e é dificil! ... As soluções existem, as técnicas de mudança comportamental e atitudinal são conhecidas ... mas a aplicação de qualquer estratégia de mudança leva tempo e custa dinheiro ... e como a Responsabilidade Social ainda agora começa a ser moda, e o altruismo nem por isso está disseminado entre a fina flor dos grandes lobbys nacionais ... Há que esperar... ou ir mudando devagarinho ... tentando influenciar o vizinho do lado seguindo a velha estratégia do "se todos mudarmos um bocadinho ..."

Sem comentários: